top of page

O II Fórum da Pós-Graduação da UENF organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - ProPPG traz como tema a Autoavaliação na Pós-graduação.

 

A Portaria 148 da Capes, de 4 de julho de 2018, instituiu uma comissão que trata da implantação de uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação que passa também a ser componente relevante para a avaliação realizada pela CAPES. Mas o que é a autoavaliação? É um processo avaliativo definido e autogerido pela comunidade acadêmica. Envolve a participação de docentes, discentes, egressos, técnicos e outros, nos níveis hierárquicos diversos.

 

A CAPES deverá acompanhar como os programas de pós-graduação estão conduzindo suas autoavaliações. Desta maneira, cada programa poderá́ propor um delineamento de autoavaliação apto a captar aspectos pertinentes a sua missão e seus objetivos, incluindo aqueles relativos à sua inserção no contexto social/internacional e a suas escolhas científicas específicas. Trata-se, na prática, de colocar em ação o elementar processo de detectar pontos fortes e potencialidades, tanto quanto discriminar pontos fracos dos programas e prever oportunidades e metas.

 

Durante este Fórum, cada Programa de Pós-graduação deverá apresentar suas diretrizes e propostas para a realização da autoavaliação, destacando métodos, instrumentos e as análises a serem feitas de modo a subsidiar o planejamento estratégico do Programa. Estimula-se que cada Programa apresente suas qualidades e o que pode ou deve ser melhorado, num modelo de matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats).

bottom of page